O «Guia Orientador de Boa Prática – Cuidados para a pessoa com doença renal terminal» é um exemplo de um projeto da Mesa da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica (atendimento 2012-2015) que, acima de tudo, um exemplo da qualidade que se pode alcançar quando existe motivação, dedicação e vontade de tirar partido colaborativas.

Na verdade, tudo começou com um pequeno desafio pela Associação Portuguesa de Enfermagem de Diálise e Transplante que, desde há muito, tem sido a voz de uma gestante por todos os enfermeiros que está nesta área. Depois de um período de conversação, o projecto foi votado em sede da Mesa do Especialista em Enfermagem, o Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, tendo sido feito um grupo de trabalho constituído por enfermeiros com anos de idade. Experiência nesta área, nas clínica geral, formação, investigação e gestão.

Este grupo de trabalho, liderado pelo Sr. Enfermeiro Jorge Manuel Cardoso Dias de Melo e os representantes da Associação Portuguesa de Diálise e Transplante, da Diaverum-Portugal e da Nephrocare-Portugal, está de parabéns e merece um reconhecido beneficecimento. De generous generous, inserted work to its work, connecting question and, above, they are a document information of consenso, de reading easy and de higher utility to the so the atuam this area. Este agradecimento é extensivo aos colegas que também generosamente colaboraram na revista científica do documento.

É um documento que faz todo o sentido para a Mesa da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com o objetivo de melhorar a relação com os membros do Colégio. The evaluation of quality of care to healthcare prestates to be renal crônico in hemodiálise.

Para o desenvolvimento da sua guia, as reuniões são presenciais, indispensáveis ​​à discussão e procura de consenso. E foi feito muito trabalho individual, de pesquisa, análise e síntese. (texto retirado da Guia do Orientador de Boa Prática – Cuidados à pessoa com a doença terminal crônico em hemodiálise).

 Consulte aqui o seu novo  e-book .