Estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os dados e indicadores do setor referentes ao terceiro trimestre de 2015

Ao acessar no menu principal o item Per l do Setor, é possível consultar informações que mostram a evolução do número de bene ciários, de

operadoras e de planos de saúde, utilização da rede conveniada e reclamações e informações recebidas pelos canais de atendimento da ANS até
setembro de 2015.

Os dados podem ser acessados por meio de diferentes ferramentas. Os Dados Gerais representam uma primeira aproximação aos números do

setor através de tabelas e mapas contendo informações sobre bene ciários, operadoras e taxa de cobertura dos planos. No ANS Tabnet, o

usuário encontra um conjunto de consultas pré-de nidas que dão um panorama mais amplo da Saúde Suplementar no país. Na opção “Baixar

bases de dados”, os usuários podem obter diretamente as bases e realizar suas próprias consultas e tabulações. Por m, disponibilizamos para o

público uma apresentação padrão que sintetiza em grá cos as informações do setor. Nesta ferramenta, o usuário pode capturar os grá cos e

reutilizá-los em suas próprias apresentações.

NÚMEROS DO TERCEIRO TRIMESTRE – Os dados consolidados pela ANS mostram que o número de consumidores apresentou redução em relação ao trimestre anterior, tendo registrado, em setembro deste ano, 50,3 milhões de bene ciários em planos de assistência médica. Já os planos exclusivamente odontológicos apresentaram crescimento, tendo passado de 21,5 milhões para 21,9 milhões de bene ciários de um trimestre para o outro.

Bene ciários de planos de saúde segundo tipo de contratação (Brasil – setembro/2015):
O segundo componente principal é um “biorreator”, que contém células tubulares do rim humano incorporados em andaimes microscópica. Estas células desempenham funções metabólicas e de reabsorver a água a partir do ltrado para controlar o volume de sangue. Um colaborador do projeto, H. David Humes, MD, professor do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Michigan, anteriormente mostrou que tal biorreator, utilizado em combinação com ultra ltração em um dispositivo externo, aumentou consideravelmente a sobrevivência em comparação com diálise sozinha em o tratamento de pacientes com insu ciência renal aguda em uma unidade de terapia intensiva do hospital.

O rim arti cial a ser desenvolvido por Roy Fissell e é concebida para ser ligada internamente ao fornecimento de sangue do paciente e da bexiga e rins implantados próximo do próprio paciente, que não são removidos.

Ao contrário de receptores de transplante renal humanos, os pacientes com rim arti cial implantável não vai exigir terapia imunossupressora, de acordo com Roy. Estudos pré-clínicos preliminares indicam que os revestimentos não reactivos desenvolvidos para componentes do dispositivo são susceptíveis de levar à obstrução do ltro ou reações imunológicas, disse ele, e que as células de biorreatores pode sobreviver por pelo menos 60 dias, sob condições siológicas simuladas.

O novo nanciamento de NIBIB incidirá em estudos de laboratório sobre métodos para otimizar o desempenho de células renais do biorreator. Uma porção será utilizada para permitir re namentos para a concepção mecânica da unidade nano ltro e investigar biocompatibilidade do rim arti cial. O ltro será avaliada em estudos pré-clínicos que visam alcançar ultra ltração estável.

A lantropia privada e apoio UCSF já foram vitais para a manutenção O Projeto rim, e mesmo com via nova e mais exível do FDA, o nanciamento adicional será necessário para atender cronogramas de projeto, disse Roy.

Divulgação: Roy e Fissell têm a propriedade de rim do Silício, uma empresa start-up que vai avançar a comercialização da tecnologia de membrana de silicone.

UC San Francisco (UCSF) é uma universidade principal dedicada a promover a saúde mundial através da investigação biomédica avançada, educação de pós-graduação em ciências da vida e pro ssionais da saúde, e excelência na assistência ao paciente. Ele inclui topo do ranking escolas de pós-graduação de odontologia, medicina, enfermagem e farmácia, uma divisão de pós-graduação com programas de renome nacional na base, biomédico, translacionais e populacionais ciências, bem como uma empresa de pesquisa biomédica preeminente e dois hospitais de topo do ranking, UCSF Medical Centro e Hospital São Francisco de UCSF Benioff Children.

FONTE; University of California San Francis

tabela tipo contratação

Com relação à distribuição por tipo de contratação do plano, há 66,6% de bene ciários em planos coletivos empresariais, 19,4% em planos individuais e 13,3% em planos coletivos por adesão.

co 3trimestre tipo

 

Das 1.370 operadoras em atividade, 1.173 possuem bene ciários cadastrados, sendo 843 médico-hospitalares e 330 exclusivamente odontológicas.

O terceiro trimestre registrougra  ainda 52.955 planos de assistência médica, sendo 21.611 na modalidade individual/familiar; 20.623 coletivos empresariais; e 10.564 coletivos por adesão. Quanto aos planos exclusivamente odontológicos, há um total de 4.901, sendo 1.357 individuais/familiares; 2.171 coletivos empresariais; e 1.350 coletivos por adesão.

Com relação às demandas de consumidores registradas junto aos canais de atendimento da ANS, no mês de setembro deste ano foram recebidos 32.692 pedidos de informação e 12.304 registros de reclamação. No ANS Tabnet é possível consultar o número por operadora de plano de saúde e os temas.