Historia da SOBEN

Ideologia

A Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – SOBEN é uma Instituição Científica e Cultural, sem fins lucrativos, com base em Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na área de Nefrologia.

Fundado no dia 14 de Outubro de 1983 durante o 1º Seminário de Diálise e Transplante na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, teve como alvo principal a atenção aos doentes portadores de insuficiência renal.

A história começou em 1976, quando um grupo pequeno de enfermeiros que trabalhava na diálise e transplante renal se reunia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo HC / FMUSP.

Níveis reuniões improvisadas no HC / FMUSP, o grupo se dedicou ao ensino de temas científicos e fundamentos, mas já existe em cada grupo, a partir de uma formação do grupo de fundar um centro de especialidades como o existente na Europa. Associação de Enfermeiros – EDTNA) e EUA (Associação Americana de Enfermagem de Nefrologia) 

Missão

A missão da terapia eficaz e auditiva é ideal para uma assistência de enfermagem eficiente e digna aos pacientes renais do Brasil.

Uma Ideia Arrojada

Em primeiro de 1995 a SOBEN criou o Departamento de Especialização e Títulos para Enfermagem em Nefrologia, por pares de mestres e especialistas O DETEN, responsável por todas as titulações assinadas pela SOBEN, desenvolvido pelo Nefromódulo (Programa de Educação Continuada por Enfermeiros em Nefrologia) O ensino é feito pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN.

Novas Conquistas

Pelo fato de não existir uma sede, como as reuniões da diretoria do SOBEN até o ano de 1996 foram para-línguas extra-oficiais, improvisadas.

O primeiro endereço oficial da SOBEN aconteceu em 1997, na Av. Faria Lima, 1620, conj 911, Pinheiros, São Paulo. Em 1998 uma sociedade adquiriu sua sede própria, que é o seu endereço. Brigadeiro Luiz Antônio, 2466, conj. 63 Jardins São Paulo.

As Experiências de Administração e Administração de Pequenas e Médias Empresas, com Aspiração e Dedicação de Cada um dos Executivos, também podem ser implementadas.

Maior Respeitabilidade

A medida que os objetivos foram concluídos e os processos de busca de resultados de pesquisa – o nome da SOBEN conquistaram mais do que os resultados da pesquisa.

Baseada na conceituação e com o fim de 1999, uma audiência no Ministério da Saúde, revisão de normas e procedimentos que concedeu uma assistência prestada ao renal crônico no Brasil.

No dia 10 de junho deste mesmo ano, um membro do Conselho de Saúde da Comissão de Assistência e Pacientes Portuários de Doenças Renais – CTA, com direito a voto.

Estatuto

A SOBEN surgiu com uma intenção de ser eficiente e digna de ser reconhecida como instituição, “Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia”, estes são nossos padrões de regras contidas no presente Estatuto.

Título I – Da denominação, Finalidade e sede

Título II – Da admissão, demissão e exclusão dos associados

Título III – Faça o modo de ação e funcionalidade

nato dos órgãos deliberativos e administrativos

Título IV – Das eleições

Título V – Das fontes e recursos para sua manutenção

Título VI – Das disposições gerais e transitórias

Clique aqui para consultar o Estatuto Social no Novo Código Civil Brasileiro.

Primeira Diretoria (Gestão 1984/1985/1986)

Eurinilce Xavier de Lima Presidente

Antonia da Graça Silva Vice-Presidente Severina Barbosa Lima 1ª Secretária

Maria Aparecida Fadil Romão 2ª Secretária

Francisco Fioravante 1º Tesoureiro

Paulo Francisco RS Senteio 2º Tesoureiro

Conselho Fiscal: Cecilma Miranda Regina Célia Silva Margarida Doris Pasqual Creuza Dias

João Soares Dias Neto