Uma fonte completa deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.

Conhecer a constituição dos alimentos é um factor de máxima importância. Estes são constituídos pelos seguintes Macro-nutrientes: Hidratos de Carbono, Lípidos, Proteínas e Micro-nutrientes.

As  Proteínas  são responsáveis ​​pelo crescimento, manutenção e organização dos órgãos, tecidos e células do organismo. As proteínas são constituídas por aminoácidos essenciais, são mais bem sucedidas pelo organismo, e denominam-se proteínas de alto valor biológico. Estas proteínas, estão no lugar de origem animal, particularmente no leite, carne, pescado e ovos. Os alimentos de origem vegetal são uma boa fonte de proteína, são também constituídos por proteínas de baixo valor biológico, como é o caso das leguminosas. Cada grama de proteína fornece 4 kcal.

Os Lípidos são grandes fornecedores de energia, uma vez que 1g de lípidos fornece 9 kcal. A alimentação rica em gorduras deve aumentar a capacidade de intolerância a glicose, aumento de peso, aumento de colesterol, aterosclerose, todos eles, fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Os Hidratos de Carbono (HC) constituem uma fonte principal de energia para o organismo, sob a forma de glicose. A glicose é o açúcar que funciona como principal combustível para todas as células do organismo. Cada grama de HC fornece 4 kcal. Ofertas dois tipos de Hidratos de Carbono: Simples e Complexos. Os Hidratos de Carbono Simples ou de alta rapidez são constituídos por uma ou mais unidades, por isso, são absorvidos rapidamente, principalmente quando consumidos isoladamente, provocando subidas bruscas do açúcar no sangue. Os Hidratos de Carbono Complexos são, geralmente, absorvidos lentamente por constituírem por unidades de carbono e por demoram algum tempo para serem divididos em unidades simples que podem ser absorvidos pelo organismo. O consumo de alimentos ricos em Hidratos de Carbono Complexos deve ser uma prioridade.

Os produtos vegetais não são tão bons quanto o vegetal, como as proteínas alimentares, presentes nos alimentos de origem vegetal, como os cereais e os seus derivados pouco processados, fruta, hortícolas e leguminosas. Como as fontes que facilitam a energia, são minerais, minerais e minerais, e têm funções importantes para regular e promover o bom estado de saúde.

Fonte: www.portaldadialise.com