PREVENIR AS CEFALEIAS DA DIÁLISE E EVITAR O SOFRIMENTO

Uma grande percentagem de doentes submetidos a hemodiálise queixam se de dor de cabeça, antes, durante, ou mediatamente depois de completar seu tratamento de hemodiálise.

Quando é que tem as dores de cabeça?

Tente identificar o seu problema.

Uma grande percentagem de doentes  submetidos a hemodiálise  queixam se de dor de cabeça, antes, durante, ou imediatamente depois de completar seu tratamento de hemodiálise.
Embora as causas específicas são desconhecidas, os profissionais de saúde acreditam que o Síndrome do Desequilíbrio Diálise (DDS), pode ser a principal causa.
Outras causas podem incluir hipertensão arterial, hipotensão arterial, alta ingestão de sódio (sal), outra causa pode ser uma possível relação com hipomagnesemia (um valor baixo do magnésio no sangue).
Fortes dores de cabeça e recorrentes pode estar associada a outras doenças, que devem ser levadas a sério pelo o seu nefrologista para identificar a causa exata.
Em primeiro lugar comece por identificar a sua tensão arterial (alta,baixa ou normal). A partir daí esteja atento ao seu peso! Quantos quilos vem acima do seu peso seco? Se vem muito acima do seu peso seco, tentar remover o máximo de líquidos em periodos relativamente curtos de tempo (hemodiálise) pode criar poblemas, incluíndo hipotensão daí o aparecimento de cefaleias.
Monitorizar constantemente os seus resultados das analises feitas mensais com a sua equipa médica (fazer ajustes necessários quando necessário – tome a sua medicação como prescrita e dentro horário indicado, siga as orientações da sua equipa médica / enfermagem / nutricionista sobre a sua dieta e ingestão de liquidos.)
O Portal da Diálise incentiva os doentes renais em diálise a discutir com seu Nefrologista outra modalidade que funciona para si, como diálise diária ou noturno ou diálise peritoneal por exemplo. Rins saudáveis fazem muito do seu trabalho durante a noite, quando está a dormir, ajudando a manter o seu corpo saudável livre de excesso líquidos e toxinas. Alguns médicos sugerem que a diálise nocturna (em casa) é a melhor opção de tratamento que imita um rim saudável, além de um transplante.
Em geral, a toma de analgésicos só irá ajudá-lo aliviar a sua dor de cabeça momentaneamente. Procure trabalhar com a sua equipa de saúde para encontrar a causa das suas dores cabeça.

Extraído do site: www.portaldadialise.com