TRANSPLANTE RENAL ?

O transplante renal consiste na implantação de um rim saudável em um paciente com doença renal crônica , habitualmente em programa de diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal). O transplante pode ser efetuado antes de iniciar a diálise quando o rim é de um dador vivo. A pessoa transplantada não deixa de ser um doente renal, necessitando sempre de tomar medicações para evitar rejeição do rim transplantado.

QUE TRANSPLANTES SÃO EFETUADOS HOJE EM DIA?

Quase todos os órgãos ou Tecidos podem ser transplantados. As técnicas de transplantação modernas oferecem possibilidades quase ilimitadas graças à investigação desenvolvida em todo o mundo, em particular relativamente à transplantação com dadores vivos. Estes transplantes ocorrem mais frequentemente entre membros da mesma família. As suas principais vantagens são a redução do tempo em lista de espera, a capacidade de planejar a cirurgia de transplante, em vez de lidar com uma emergência tendo assim uma melhor qualidade dos resultados.

 
EXISTE IDADE MÍNIMA PARA SER DADOR?

Não há limite de idade; é suficiente que o orgão ou tecido colhido seja saudável. No caso de um menor, os pais são determinantes para a doação, de acordo com o direito específico de modo a assegurar o respeito pelos direitos do dador.